Pular para o conteúdo principal

Aos amantes das Letras e o amor pelo literário

Não há comunicação mais fascinante do que expressar-se através das Letras. Desde os primórdios, com seus vestíveis primitivos e com aprimoramento gradativo, pombo-correio, cartas, telegramas e as mais evoluídas hastags, escrever é surreal. 

Com as letras, é possível viajar em linhas e entrelinhas de todas as sensações e sentimentos, pensamentos e percepções.

Imagem: Pixabay, patrocinada por Shutterstock
Imagem: Pixabay, patrocinada por Shutterstock 

A saudade e o amor, por exemplo, são os mais cogitados. Escrever sobre ambos é produzir com a alma, interpretar com o coração e compreender, com a razão, o quase incompreensível. Nesse particular, há casos em que não há letras e palavras suficientes.

Ah, as letras! De boas redações, das canções, dos versos e recordações.  

Na forma brasileira, como falam por aí, usar as letras é “caetanear, buarquear, machadear e cora coralinizar”. Na forma maranhense é, então, “aluiziar-se, gullariar-se”, entre terras, palmeiras e sabiás, “gonçalvear” em seu exílio...

Mas, é quase impossível falar das Letras, sem falar em Arari, berço da literatura local, através de canções, descrição de paisagens, cultura e tradições tantas. Aqui há sempre algo a ser escrito. Do rio Mearim, por exemplo, as mais variadas inspirações. A cidade é lugar de grandes recordações e das atuais escritas e interpretações da realidade.

Por aqui, “peronizar, clodomir-se-á” e viajar com tantos nomes e renomes que compõem o que se poderia chamar de gênero literário arariense, “josé marisiando, hilton mendonciando, adenilzeando, marise batalheando, edna bezerreando, cleilson fernandeando” e tanto outros nomes, com os quais é possível “gerundiar”, pois os mesmos têm amor pelas Letras e, literalmente, a arte de “literar”.   

Ana Baldêz

Ana Dorisllanny de J. Baldêz, 30 anos, é natural de
 Buriti-MA. Professora formada no Magistério e graduada em Letras Português/Inglês. Filha de Professora que era amante da Língua Portuguesa, tornou-se amante das letras, tendo por paixão o gênero cordelista e poemas em versos livres.

Residente em Arari há alguns anos, é apaixonada pelo lado cultural e literário da cidade. Já realizou o Mini Festival de Poemas e Poesias, na Escola José Francisco, no Peri-mirim, onde incentivou alguns alunos a mostrarem os talentos, através do ato de ler, escrever e interpretar .

Na oportunidade do referido festival literário, foram homenageados escritores ararienses que fazem parte da ALAC: os confrades Adenildo Bezerra e Cleilson Fernandes .

Atualmente, a professora Ana Baldez ministra aulas partículas, cuja motivação e incentivo é que as crianças até 10 anos de idade saibam ler, escrever, compreender e interpretar, de forma consciente e encantadora.

Comentários

  1. Num texto leve e bem escrito, a professora nos mostrou o poder das Letras e as suas variadas vertentes. Do geral ao local, um ótimo texto. Parabéns à autora, Ana Baldez!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A eternidade de um minuto

Por José Carlos Castro Sanches Queridos amigos leitores e apreciadores da literatura estou aproveitando o ócio criativo “Prisioneiro na Caverna”, em razão da pandemia, para escrever e publicar novas crônicas, contos, poemas et cetera. Já escrevi mais de três dúzias nesse período. Também estou experimentando novas possibilidades. Deixar a barba crescer para visualizar o mundo, a mim mesmo e as pessoas com um olhar de “Troglodita” na era da informação e ousar fazer o que nunca fiz antes, por exemplo: produzir sozinho um vídeo lendo o poema inédito “26 de março” do meu livro “Gotas de Esperança”. Não levem a sério essa produção é apenas um treino de um ator amador para as futuras vitórias nos campeonatos de “Vídeos da Vida”. Divirtam-se com a seriedade do autor que se fez ator por pouco mais de um minuto, que pareceu uma eternidade “A eternidade de um minuto”. É mais fácil escrever que encenar. Ser escritor que ator. Assim eu avalio com visão na minha vivência. É preciso treinar,

Reflexão poética-musical."E agora, José & Perfeição"

Uma boa reflexão para a quarentena literária é a adaptação do poema "E agora, José", de Carlos Drummond de Andrade, com a música "Perfeição", de Renato Russo, recitada em vídeo (AD) e que está sendo compartilhada em grupos de mensagens e nas redes sociais. Vale a pena assistir às três produções e pensar a respeito! Ouçamos, inicialmente, o poema adaptado ! Ouça também o poema original , na voz do próprio autor. Um questionamento sobre quem somos neste agora, diante da desventura, do infortúnio, do desafio de um momento complexo, que desafia todos os Josés e todas as Marias de uma nação.  Ouça também a música original , na voz do próprio Renato Russo (Legião Urbana). É uma canção instigante e crítica, muito bem oportuna para nosso momento questionador; diante de uma sociedade marcada por muitos aspectos desfavoráveis ao povo, ideologias, alienações e estupidez, e despreparada para epidemias e outros elementos que desnudam sua fragilidade.  Trat

Poesia Viral: Fluidez

Nenhuma fase da vida está em frase.  A vida incerta é tão breve que há de enganar até os mais certos de si.  Vão chorar e perguntar: “o que (que) há? O que que há?!” Toda certeza que se tem é que amar é decidir, é decidir ir, ou preferir ficar, é entrar, é sair.  Permanecer é estar e escolher é vir a ser. Que encontremos os bons motivos para sobrevir, para correr  (e por  que não descontinuar?)...  Ir e vir, deixar ir, enquanto distarmos cá. Karoline Brevá Karoline Abreu é graduanda do curso de Letras-Inglês na Universidade Estadual do Maranhão; participante  de projetos de Extensão e Pesquisa; p rofessora de Inglês e Reda ção;  v oluntária e ativista pela UJS.  Não se considera escritora, mas rabisca composi ções e  escritos literários.